Papo de Pai
Papo de Pai
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair?

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair?
Redação Papo de Pai
abr. 21 - 5 min de leitura
000

Existe uma dúvida muito recorrente quando o assunto envolve a proteção das crianças durante esse período de isolamento social pelo qual estamos passando. Devemos colocar máscaras em nossos pequenos quando eles saem de casa? Quando pensamos em levar nossos filhos para aquele banho de sol tão importante, precisamos dessa proteção?

As autoridades de saúde nos deram chicotadas nas últimas semanas com suas orientações sobre máscaras. Primeiro, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram que apenas pessoas doentes deveriam usar a proteção. Agora, eles recomendam que quase todos com mais de dois anos usem uma máscara de pano em público para limitar a transmissão do COVID-19 . Algumas áreas, como no estado de São Paulo, estão frisando constantemente que as pessoas usem máscaras em público . Mas manter uma máscara no rosto do seu filho é complicado, para dizer o mínimo. A luta realmente vale a pena?

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair? - Papo de Pai

"Se você consegue que uma criança mantenha uma máscara no rosto quando está fora, não dentro de casa, deveria", dizem os especialistas. Porém babões, nós sabemos bem que é mais fácil falar do que fazer. Nossos pequenos provavelmente arrancarão a máscara alguns segundos depois de colocada.

Em um conjunto de recomendações, especialistas apontam algumas ressalvas à regra de todas as máscaras, para todas as idades. Essas regras incluem não usar máscaras quando os pequenos estão em casa, tomar precauções especiais com crianças com deficiências cognitivas ou respiratórias graves (inclusive monitorando-as com um oxímetro de pulso) e também, essa um pouco confusa, não se preocupar tanto se as pessoas não estiverem por perto e crianças puderem manter as mãos longe de superfícies frequentemente tocadas.

Se as crianças puderem ser mantidas a a alguns metros de distância das outras, e não entrarem em contato com superfícies que possam abrigar o vírus, elas não precisam de uma máscara para proteger a si mesmas ou a outras pessoas.

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair? - Papo de Pai

Por exemplo, durante uma caminhada ao ar livre, desde que as crianças possam manter o distanciamento social de mais de um metro e meio e não toquem em mesas, fontes de água, equipamentos de playground ou outras coisas que as pessoas infectadas possam ter tocado, elas não adquirirão a infecção e, portanto, não precisariam de máscaras.

Se isso soa como algo impossível para seu filho (não tocar em superfícies é realmente um ponto alto para pessoas com idade acima de zero anos), provavelmente você deve começar a treinar seu filho com uma máscara quando estiver do lado de fora.

Nem todas as crianças devem usar máscaras

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair? - Papo de Pai

A razão pela qual devemos usar uma máscara em nossos pequenos não é apenas manter seu filho a salvo mas impedir que sua pequena incubadora de germes espalhe doenças. Cerca de 25% dos casos de COVID-19 são assintomáticos. Muitos dos que estão infectados sem sintomas provavelmente são crianças. "Todas as crianças devem usar máscaras, porque provavelmente são as que estão propagando o vírus". Cobrir o rosto do seu filho ajuda a impedi-lo de pulverizar gotículas com coronavírus no ar, parecendo doentes ou não.

As máscaras devem ter um ajuste firme contra o lado do rosto. As de nível médico projetadas para os rostos pequenos das crianças são difíceis de encontrar e os modelos adultos provavelmente não se encaixam no seu filho. Mas você não deveria usá-las de qualquer maneira. O público em geral deve usar máscaras de pano, que você pode criar com materiais como bandanas ou camisetas. Mas a verdade babão é que qualquer coisa é melhor que nada. 

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair? - Papo de Pai

Os bebês, no entanto, merecem um cuidado maior. Tome cuidado babão, obstruir as vias aéreas de crianças com 2 anos ou menos é perigoso. Mas se o pequeno tiver exatamente 2 anos não é tão difícil. Se você acha que uma máscara é arriscada para o seu filho, confie no seu intestino, você conhece seu filho melhor do que ninguém. Se vai levar seu bebê para um lugar público, limite a exposição empurrando-o em um carrinho com protetor solar ou capa de chuva. Além disso, as crianças que estão com problemas para respirar ou podem não conseguir remover sua própria máscara não devem usar uma.

Afinal, nossos filhos devem usar máscaras para sair? - Papo de Pai

Usar uma máscara sozinha, especialmente uma de pano, não é suficiente para impedir a propagação do COVID-19. As máscaras de pano não têm as mesmas propriedades antivirais do tipo médico. "Eles ajudam um pouco, mas não são infalíveis. Então o distanciamento social é tão importante quanto sempre foi. Para tornar a máscara do seu filho o mais eficaz possível, oriente para que lave as mãos antes de colocá-la e depois de tirá-la, de acordo com a exigência da Organização Mundial da Saúde . Limpe a máscara na máquina de lavar assim que estiver úmida e remova-a do rosto usando as tiras ao redor das orelhas. E se o seu filho tocar na máscara enquanto a estiver usando, peça que lave as mãos ou use um desinfetante para as mãos. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você