Papo de Pai
Papo de Pai
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alimentação e desenvolvimento da fala: o que eu preciso saber?

Alimentação e desenvolvimento da fala: o que eu preciso saber?
Tomás Dotti
ago. 5 - 2 min de leitura
000

Nutrição e desenvolvimento da fala podem parecer assuntos distintos, porém, há muitas questões que relacionam as duas áreas e mostram como nós, pais, precisamos pensar em nossas escolhas para os pequenos.

Quer ver como? Bem, comecemos pela consistência dos alimentos. Quando pequenos e com movimentos mais imprecisos, as crianças passam de uma dieta líquida para pastosa e sólida, explorando novas texturas. Conforme crescem, evoluem na mastigação e domínio de consistências.

Já a fase de 1 a 3 anos é muito importante para o desenvolvimento da fala, pois é nela que as primeiras frases começam a aparecer e o vocabulário do pequeno evolui. Além disso, pequenas habilidades como engolir, deglutir e mastigar auxiliam nos movimentos necessários para a pronúncia das palavras.

A estrutura do nosso corpo responsável pela fala é ligada ao ato de sugar, engolir e deglutir e desafiar a criança a usar talheres e copos, por exemplo, pode ajudar nesse desenvolvimento.

Por isso, uma criança que coma de forma deficiente ou excessivamente pastosa pode apresentar dificuldades na pronúncia de certos sons. Para ajudar, além de incluir uma nutrição adequada, busque auxílio de profissionais adequados, como um fonoaudiólogo infantil e um nutricionista.

Para auxiliar a nutrição das crianças, a Danone Nutricia lançou Aptanutri 3, uma fórmula infantil exclusiva desenvolvida para as crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Aptanutri 3 contém DHA, ARA e prebióticos exclusivos*. Afinal, para toda fase, existe um cuidado.

Também busque sempre oferecer diferentes texturas e alimentos, pois isso ajudará em todo o crescimento do seu filho.

Interessante, não é mesmo? Nutrir uma criança de forma consciente afeta diretamente todas as áreas de sua vida. Por isso, não desista! Siga buscando a cada dia ser melhor!

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, fórmula infantil da Danone Nutricia especialmente pensada para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

* scGOS/ IcFOS 9:1


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você