Papo de Pai
Papo de Pai
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Começou a andar, e agora? Como ajudar seu filho nessa fase?

Começou a andar, e agora? Como ajudar seu filho nessa fase?
Tomás Dotti
ago. 3 - 3 min de leitura
000

Os pezinhos começam a se firmar, as mãozinhas seguram os móveis... e rapidamente os pais já ficam ansiosos com a novidade de que em pouco tempo se terá um pequeno andando pela casa!

Sabemos que não há uma idade certa para que os primeiros passos aconteçam. Normalmente, o período varia entre 9 e 18 meses. Após 1 ano, se a criança ainda não começou a andar, provavelmente já se equilibra nos móveis e em breve começará.

Mas e depois? Quando o tão esperado passinho acontece e já não é possível segurar apenas no colo, como podemos ajudar os pequenos em seu desenvolvimento?

A primeira coisa é controlar nossa própria ansiedade. Ainda que saibamos que eles podem se machucar com facilidade, é preciso evitar assustá-los ou impedi-los de explorar os locais. Por isso, precisamos garantir que os ambientes que eles mais frequentam (o quarto, a sala...) estejam preparados para um novo explorador.

Dessa forma, assegure que as janelas estejam com grades, as quinas dos móveis com proteção, as escadas protegidas e objetos perigosos fora de alcance. Sempre que o pequeno se aproximar, antes de deixar escapar aquele tenebroso “nããão”, respire e busque o olhar dele para explicar com firmeza e gentileza que ali não é um bom lugar, sugerindo outros que são possíveis.

Quando estiver fora de casa, leve distrações que possam garantir momentos de pausa, como livros e brinquedos pequenos. Também escolha calçados confortáveis e, quando possível, deixe que a criança fique de pés descalços, pois isso ajuda a ter mais segurança e sentir o mundo ao seu redor.

E lembre-se: ninguém deseja o tombo, mas cair faz parte do processo. Nosso papel é estar sempre por perto garantindo segurança para que eles possam explorar!

Essa conquista já aconteceu na sua casa?

Registre todas as vezes que for possível, pois não há nada mais fofo do que os primeiros passinhos, não é?

Esse texto faz parte da série sobre nutrição infantil criada em parceria com Aptanutri 3, lançamento de Danone Nutricia especialmente pensado para as necessidades nutricionais das crianças brasileiras de 1 a 3 anos. Sabemos como desenvolver bons hábitos alimentares nesta fase é uma preocupação de todo o pai, por isso, Aptanutri 3 e Papo de Pai se uniram para trazer informações e pesquisas relevantes sobre esse assunto. Para ler todos os posts sobre o tema, siga a tag nutrição.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você