Papo de Pai
Papo de Pai
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual o papel dos avós na vida dos netos?

Qual o papel dos avós na vida dos netos?
Riccardo Velasco
jul. 1 - 4 min de leitura
010

Os avós podem ser uma importante fonte de inspiração para seus netos. Mas, assim como acontece com os pais, o papel dos avós não vem com uma cartilha ou manual de instruções. Da mesma maneira que eles, você, que antes de tudo é pai, pode se sentir inseguro quanto ao seu papel na família.

Assim como toda família é diferente, o papel do avós também pode variar. O seu vai depender do seu estilo pessoal e das dinâmicas e circunstâncias únicas de sua família, bem como das necessidades do momento. 

Você pode morar nas proximidades, permitindo que o contato seja fisicamente ativo na vida de seu neto, ajudando a cuidar deles quando solicitado. Ou pode estar separado deles mas ainda fornecer amor e apoio incondicional, emprestando um ouvido empático em momentos de necessidade. 

Independente das circunstâncias, você pode encontrar maneiras de ser uma força positiva na vida de seu neto e um recurso útil para os pais. Essas dicas  podem ajudá-lo a encontrar seu lugar e a se adaptar aos desafios inevitáveis ​​que surgirão.

O que as crianças podem receber de seus relacionamentos com os avós?

Um relacionamento próximo beneficia a saúde e o bem-estar dos avós e netos. Para os pequenos, o maior presente desse vínculo tão importante é o suprimento infinito de amor, aceitação, paciência e apoio inabalável que os avós têm a oferecer, com a típica exclusividade. 

Em relacionamentos saudáveis, os netos podem encontrar em seus avós um porto seguro, alguém em quem confiar e ter sempre ao seu lado. Essa camada extra de apoio pode ter efeitos positivos e duradouros no bem estar emocional da criança.

O que os avós recebem de relacionamentos saudáveis ​​com os netos?

Tornar-se avô pode mudar a vida de uma pessoa e ser uma injeção de adrenalina que restaura sua energia, otimismo, juventude e senso de propósito. Estudos recentes mostram que a proximidade emocional entre avós e netos pode proteger contra a depressão, aumentar a função cerebral e ajudar à levar a uma vida mais longa.

Como você e seu neto podem colher todos os maravilhosos benefícios de seu relacionamento especial? Como avô, você tem muitos presentes para compartilhar e pode ser uma influência positiva de várias maneiras. Aqui estão alguns dos papéis que os avós desempenham: 

Como anciãos, os avós possuem a chave da história da família e podem oferecer aos netos uma visão de sua herança, algo que fornece um sentimento de pertencimento.

Conte histórias sobre você, parentes, eventos e tradições familiares. Compartilhe fotos, receitas antigas da família e clipes de jornais. Planeje uma viagem de história da família. Crie uma árvore genealógica com fotos.

Os avós proporcionam um porto seguro para seus netos, ajudando-os a se sentirem amados e seguros, o que pode ser especialmente benéfico em momentos de dificuldade ou estresse. Sua total aceitação e apoio amoroso serão presentes que seus netos sempre apreciarão.

O Papel dos avós como Guias Espirituais

Esse é um papel poderoso que pode ter um efeito profundo e duradouro na vida de seu neto. Ensine os pequenos a apreciar as qualidades da compaixão, tolerância, bondade, gentileza e amor, e demonstre essas qualidades em sua própria ação e fala.

Passem algum tempo juntos na natureza. Participem de atividades de caridade. Ouça as idéias de seus netos sobre o significado da vida. 

Porém, é bom definir limites com base no que, e quanto, deseja fazer. Você pode ter a oportunidade de cuidar de seus netos e fazer sacrifícios felizes de vez em quando. No entanto, não desista de outros aspectos agradáveis ​​da sua vida. 

Se você realmente não quer ser babá, ou se comprometer com cuidados infantis contínuos, diga-o. Se você acabar pagando as despesas, considere sua própria segurança financeira e solicite reembolso, se necessário. Estabelecer limites claros e praticar uma comunicação saudável ajudará você e os pais a se entenderem e impedirão o ressentimento.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você